O blog Viveram felizes para sempre promoveu no Wattpad – uma rede social mundial para escritores e leitores – o Concurso Vênus. Nosso objetivo foi escolher os melhores casais da plataforma, independente do gênero. Teve fantasia, mistério, ficção cientifica e até anjo com demônio. Achamos justa toda forma de amor!

A resenha será do conto O último sonho de Anne Frank, da autora Geovanna Ferreira, terceiro lugar da categoria Desidratada (para chorar até cansar).

Todo mundo, ou a maioria das pessoas, conhece a história de Anne Frank. Porém, a autora desse conto nos presenteia imaginando um fim um pouco diferente para sua vida. Ela e seu amado Peter, mesmo em meio a inocência e precariedade da situação em que estão, vivem um último momento de alegria, emoção e paz. É simplesmente encantador!

A obra nos faz refletir a respeito do fato inegável de que, infelizmente, o nazismo realmente aconteceu e foi um massacre terrível. Isso corta o coração e nos destroça ainda mais imaginar a história de Anne, e de milhares de Annes ou Peters, crianças, jovens, homens, mulheres… pessoas cheias de sonhos, aspirações, esperanças, mas que tiveram suas vidas interrompidas pelo ódio à sua origem.

É impossível ler esse conto e não se emocionar, pensar nessas coisas. Apesar de ser profundamente triste imaginar o destino do casal, o fato de a autora ter concedido à Anne, mesmo que na ficção, a vivência de um amor profundo, a intensidade de um namoro entre os dois, é lindíssimo. Você fica com o coração na mão e um nó na garganta, mas ao mesmo tempo sente-se feliz por saber que eles tiveram seu momento de paz e felicidade, enfim.

A descrição do livro foca muito mais nos sentimentos e nas entrelinhas do que em cenários e questões específicas de local. Eu adorei isso. Acho que muitos escritores às vezes se perdem em descrições extensas de locais e esquecem que o leitor deve sentir o que o personagem está sentindo e isso implica na descrição das emoções e sentimentos. A autora desse conto faz isso muito bem. Fiquei pertinho dos dois, que são um casal muito fofo!

É uma obra linda, curtinha. Vale a pena conhecer por sua delicadeza e intensidade.

Vem ler:

.: O último sonho de Anne Frank  

Trilha sonora para embalar a leitura

Pela última vez (Nx zero)

Eu não vou te deixar ir embora assim
Nada vai funcionar sem você aqui
Mas algo me diz: meu mundo vai cair em pedaços
E quanto aos nossos planos? E todas as promessas?

E se virasse filme

Não é a cara da Anne? =O

NOTA: 4

*Notas de 1 a 5.